03 December 2012

DECORAÇÃO DA ÁRVORE

Para materializar o espirito natalino e marcar o mês de festividades, enfeitar a árvore de Natal já é uma tradição entre nós.

Ao pensar neste post, senti curiosidade em saber de onde veio esta tradição da árvore de Natal. Segundo apurei, a árvore enfeitada como a conhecemos hoje, teve sua origem na Alemanha, em meados de 1500.

Cada religião atribui um significado a árvore.  Para alguns, a árvore é o elemento de ligação entre o céu e a terra, para outros é o símbolo da fertilidade. O pinheiro especificamente, que é o tipo de árvore mais utilizado para esta finalidade, representa a Santíssima Trindade, devido ao seu formato triangular. Suas folhas, resistentes às baixas temperaturas encontradas no hemisfério norte, representam a perenidade e eternidade de Jesus.


Quanto aos enfeites, as bolas por exemplo, simbolizam os bons frutos, mas também a abundância. As estrelas são guias para os Três Reis Magos encontrarem o Menino Jesus e os sinos são o anúncio da chegada de Jesus.


A época de montagem das árvores varia de país a país, mas para seguir a tradição cristã e em homenagem a São Nicolau*, o dia 06 de Dezembro seria a data oficial para o início das decorações. O encerramento das comemorações natalinas é marcado pela chegada dos Reis Magos a Belém, que ocorreu no dia 06 de Janeiro. Neste dia, as decorações devem ser desfeitas.

* São Nicolau foi um bispo que ficou conhecido por ajudar os necessitados e distribuir moedas e agrados às crianças da região da Turquia. Papai Noel é inspirado nele.

Eu fico feliz em preparar a casa para as comemorações e para mim a decoração da árvore é o ponto de partida. A cada ano procuro mudar alguma coisa, mesmo que use vários adereços de anos passados.

Acho que Natal sem árvore não é a mesma coisa. Para mim a árvore é um elemento fundamental, carrega um sentido de união, proteção, fantasia e comunhão.

No comments:

Post a Comment