20 October 2010

VESTIDOS

Sábado passado começamos um novo capítulo no curso de modelagem. Agora estamos estudando vestidos, que vou confessar aqui, era a parte mais esperada por mim :)

Estou preparando a modelagem de um tubinho, nosso primeiro estilo, por ser o mais simples. Escolhi uma gabardine vermelha e já estou curiosa para ver o resultado. 

Como estou com este tema na cabeça, hoje comprei um livro que me pareceu bem interessante. Chama-se Cinquenta Vestidos que Mudaram o Mundo, uma coleção do Design Museum. Olhem que interessante a abordagem, ou seja, eles estão olhando uma peça do vestuário, que é tipicamente feminina, como design. Não é demais?

Olhem a capa, com ninguém mais nada menos, que Audrey Hepburn utilizando um tubinho clássico no filme "Breakfast  at Tiffany's", traduzido aqui no Brasil como "Bonequinha de Luxo", um clássico de 1961:

Foto: Soraia Barbi

Abaixo reproduzo uma passagem logo no início do livro:

"A coleção de vestidos icônicos deste livro é uma introdução ao caminho que a moda percorreu no último século. É uma história que envolve mudanças sociais e econômicas e posturas radicalmente oscilantes de gênero e sexualidade. Estes são vestidos que marcaram, de maneira contundente, momentos particulares no tempo e que proporcionaram uma visão fascinante sobre as pessoas que os usaram, assim como sobre as que projetaram e fizeram."

Apenas para que tenham uma idéia, alguns vestidos que são mostrados na obra:
  • Tubinho
  • Envelope
  • De um ombro só
  • Frente única
  • Melindrosa em jersey

Constam também vestidos utilizados por celebridades, imortalizando modelos e criadores, tais como:
  • Vestido de noiva de Wallis Simpson
  • Vestido da coroação da rainha Elizabeth II
  • Vestido de Julia Roberts na entrega do Oscar
  • Dentre outros

E por falar em vestidos, já que ainda não tenho os meus para mostrar aqui :), seguem alguns modelos que achei interessantes:

Este são de Anna Sui:
Fonte: Anna Sui

Fonte: Anna Sui

Este é de Danielle Benicio, uma estilista mineira muito talentosa, cuja especialidade são vestidos para noivas:

Fonte: Danielle Benicio

Aliás, quem tiver curiosidade e quiser dar uma olhadinha em suas criações, visitem o seu site Danielle Benicio. Eu recomendo, pois além do bom gosto, as peças são feitas por uma profissional que adora o que faz, o que cá entre nós, faz uma enorme diferença!

Agora dois modelos idealizados para Dior por John Galliano:

Fonte: Dior

Fonte: Dior

E para concluir este post, alguns croquis da Maison Dior:

Fonte: Dior

Fonte: Dior

No comments:

Post a Comment