13 December 2012

TOALHA DE NATAL

Há cerca de 3 anos, resolvi presentear a minha querida sogra com uma toalha de Natal. Pedi que ela pensasse e escolhesse os motivos que mais a agradariam e que foram os seguintes:
  • Oliveiras
  • Estrelas
  • Manjedoura (para referenciar e homenagear ao Menino Jesus, o verdadeiro dono da festa :)

Iniciei esta toalha cortando o tecido, um algodão acetinado branco, bem gostoso para trabalhar e agradável ao tato.

Esta fase embora pareça muito simples, deixa de ser por conta das medidas, uma vez que é preciso manipular uma quantidade razoável de tecido. É fundamental acertar as pontas para que o corte seja feito na medida, sem deixar de considerar a barra, item importante para um bom acabamento.

A próxima etapa é ir para a máquina de costura, administrando o peso e ainda cuidando para que o tecido não encoste no chão, ainda mais sendo tão branco :)

Na época em que comecei a preparar a toalha eu dispunha apenas dos finais de semana para trabalhar neste projeto e para completar, comecei muito perto do Natal. Conclusão: consegui bordar apenas algumas estrelas, bastante diluídas ao longo da toalha e em 6 guardanapos com o mesmo motivo.

Po conta de outras atividades e compromissos, não consegui dar prosseguimento ao projeto no ano passado também, mas neste ano me organizei e consegui concluir. Uma vitória!

Antes de começar, eu fiz um esboço rápido do projeto e a partir deste, desenhei cada elemento no tamanho que imaginei adequado para as medidas da toalha.

Foto e Esboço: Soraia Barbi

Foto e Esboço: Soraia Barbi

Desenhei estrelas em tamanhos variados para os guardanapos e para o centro da toalha. Para bordar, utilizei um fio dourado que tenho a muito tempo. Achei que combinaria com a data e também daria mais leveza ao trabalho. Em uma das pontas de cada guardanapo eu coloquei um pingente de linha na cor verde oliva. Utilizei o mesmo elemento nas quatro pontas da toalha.

Foto e Projeto: Soraia Barbi

Foto e Projeto: Soraia Barbi

Quanto a manjedoura utilizei tecidos em algodão nas cores marrom e verde. Depois bordei em vários tons de verde galhos e folhas para alegrar o motivo, arrematando com uma pequena luminária (representando a luz do Menino Jesus). Utilizei os fios dourados para combinar com as estrelas e realmente dar um brilho a este item.

Foto e Projeto: Soraia Barbi

Já as oliveiras deram mais trabalho, pois resolvi aplicar folha a folha, o que significou passar na máquina de costura uma a uma, evitando que futuramente soltem durante a lavagem.  Com as azeitonas o processo foi o mesmo.

Ao final, a árvore se transformou em um bonsai (que signifca "árvore em bandeja), uma vez que os frutos (azeitonas) ficaram em tamanho natural, mas a árvore não, por motivos óbvios :)

Foto e Projeto: Soraia Barbi

Segundo o projeto original, seriam 8 árvores e 4 manjedouras, mas em virtude do tempo de execução de cada oliveira, justamente por causa das folhas, realizei uma modificação e apliquei somente 4.

Para completar o projeto que eu idealizei, preparei mais 6 guardanapos, utilizando como motivo um ramo da oliveira. Assim como com os guardanapos de estrelas, apliquei os pingentes de linha, só quem em cor mais escura, combinando com os tons das folhas.

Foto e Projeto: Soraia Barbi

Foto e Projeto: Soraia Barbi

E para concluir, segue uma foto tirada por minha sogra, mostrando a toalha sobre a mesa. Observem que ela não está centralizada porque a proprietária quis mostrar a toalha inteira.



No centro da toalha, bordei muitas estrelas douradas, encerrando assim este projeto. Aleluia! :)

No comments:

Post a Comment