21 July 2014

A MENINA E A RAINHA

Gostei tanto de uma matéria que li há algumas semanas a respeito de uma garotinha de 8 anos que escreveu uma carta para a rainha da Inglaterra, que resolvi escrever um pouco sobre o assunto.

O nome dela é Laura, tem 8 anos e segundo sua mãe, desde pequena ela gostava muito de estórias de rainhas e princesas. Ela acreditava que estas lindas nobres existiam apenas em contos de fadas, até que descobriu que sim, elas existem de verdade. E a revelação se deu quando viu a rainha da Inglaterra em carne e osso pela televisão.

Diante de tal visão o seu encantamento só aumentou e ela decidiu: ia escrever uma carta para a rainha, falando de sua admiração pela sua nobreza e mais, mandaria algumas dicas de moda, visto que ela tem dois interesses na vida: pela nobreza e pelo mundo fashion.

Diante de tal resolução, pediu ajuda a duas pessoas: para a mãe que encontrasse o endereço da rainha e colocasse a sua carta junto ao correio e para a tia que traduzisse o seu texto do português para o inglês.

Além da carta ela enviou seus desenhos para a rainha e acrescentou o seguinte à reporter que fez a referida matéria: "Eu não imaginava que existia uma rainha de verdade. Eu escrevi que gosto muito dela, da realeza e de moda, por isso enviei três desenhos de roupas que poderiam agrada-la para sair, para tomar o chá das cinco e até mesmo para passear pelo palácio. Mas, fiz os "looks" diferentes dos modelos das princesas que gosto porque a rainha é uma pessoa sóbria, que usa casaco e chapéu sofisticados" :)

Segue a cartinha:

Carta: Laura Queiroz/ Foto: Oscar Herculano

Agora dois dos três "looks" que ela desenhou para a rainha:


Design: Laura Queiroz/ Foto: Oscar Herculano

Achei o máximo o fato de ela dirigir-se a rainha de maneira tão apropriada, com respeito, pompa, circunstância e claro, com muitas exclamações! :).

O incrível é que depois de três meses de enviada a carta ela recebeu o retorno da rainha em um envelope dirigido a Senhorita Laura e a carta escrita em papel timbrado com o logotipo do Palácio Real que dizia o seguinte:

"Querida Laura.
A Rainha pediu-me que escrevesse para agradecer por sua carta e pelos lindos desenhos de moda que você anexou.
Sua majestade está feliz com notícias suas e apesar de não poder responder pessoalmente sente-se agradecida e feliz por sua delicada mensagem.
Seguem anexos alguns panfletos informativos que espero aprecie e novamente agradeço por ter escrito"

Diante desta singela, original e delicada estória fiquei imaginando como seria o encontro da rainha com a Laura:

A rainha receberia Laura no jardim em uma tarde de verão, vestindo um conjuntinho verde com chapéu de palha e laço da mesma cor da roupa e, uma bolsinha de cetim verde com pequenas flores bordadas para homenagear a convidada vinda de tão longínquo país.

Laura, por sua vez, chegaria com um vestido vermelho com laço na cintura e uma tiara com as cores da bandeira inglesa. Em uma de suas mãos, um pequeno buquê de flores coloridas para presentear a rainha e na outra, uma pasta cheia de idéias e desenhos para mostrar e discutir com a nobre senhora.

Depois das apresentações, a rainha convidaria Laura para um chá com bolo e depois diria que gostaria de levar Laura para conhecer o seu closet, pois tinha certeza que Laura poderia ajudá-la a escolher um vestido apropriado para o baile que aconteceria naquele mesmo dia no Palácio, só que mais tarde.

Imagem a cena, as conversas e a alegria de Laura em conhecer a rainha e, sobretudo, o seu real guarda-roupa!

A narrativa toda me inspirou e então desenvolvi dois marcadores de livros em feltro feitos à mão:

                              Guarda da Rainha                                                      Rainha
Criação / Produção / Foto: Soraia Barbi

                                                                         O Guarda
Criação / Produção / Foto: Soraia Barbi

                                                                         A Rainha
Criação / Produção / Foto: Soraia Barbi

Quem quiser adquirir um dos modelos de marcadores ou ambos, já estão disponíveis em nossa loja :)

1 comment:

  1. Soraia, fiquei encantada com a estória da menina fascinada pela rainha da Inglaterra! Que graça os modelitos que ela sugeriu! Acho linda esta naturalidade que as crianças têm de expressar pensamentos e sentimentos sem colocar nenhum filtro na frente. Naturalidade que depois que nós crescemos acaba desaparecendo, infelizmente. Muito obrigada por partilhar a estória da Laura e o desenrolar do que poderia ser o encontro entre as duas imaginado por você. Muito criativo!
    Quanto aos marcadores de livro, ficaram lindos! A Laura e a rainha da Inglaterra, tenho certeza, amariam adquirí-los, para fechar com chave de ouro toda esta estorinha mágica que foi imaginada e levada à cabo, sob a forma de correspondências, croquis e marcadores de livro.
    Parabéns pelo seu talento em diversos quesitos, Soraia!!

    ReplyDelete