23 May 2012

NOVELARIA

Entre uma modelagem e outra, tenho intercalado com algumas outras atividades, dentre elas o tricô.

Quando eu era adolescente, adorava passar horas tricotando. Uma tia minha de Santa Catarina me ensinou a fazer meias com duas agulhas. Fiz algumas e me empolguei tanto que acabei até aceitando encomendas na época, o que me deixou bem feliz, pois além de me divertir, ainda ganhei um dinheirinho :)

Não tenho mais a receita da meia, infelizmente, mas me lembro da sensação de ver um simples fio de lã transformar-se em um casaco, um cachecol, uma blusa e logicamente, em meias :)

Assim, resolvi voltar a tricotar, o que vem muito a calhar, afinal estamos perto do inverno e nada mais aconchegante do que sentar em uma poltrona bem confortável e passar algumas horas nesta atividade tão agradável e relaxante.

Eu prefiro as lãs naturais e estou sempre a procura de um fio novo, com uma textura diferente ou mesmo uma nova combinação de cores. Nestas minhas buscas, conheci no ano passado uma loja que fica no bairro de Pinheiros, em São Paulo, chamada Novelaria. Desde o primeiro instante adorei, tudo muito bem planejado.

Foto: UOL

A proposta da loja é oferecer um espaço para quem gosta de tricotar, crochetar, feltrar e bordar. A decoração da loja é um charme, com sofás, poltronas e um tapete bem felpudo, super convidadivos para quem quiser passar tardes inteiras criando com os mais variados tipos de fios e ainda trocando idéias com outras pessoas, igualmente adeptas ao trabalho manual.

Dividindo o espaço, há também um café, o "Knit Café", repleto de quitutes gourmets, opção muito apetitosa para um lanche da tarde com as amigas.

Em uma grande estante estão expostos os fios, muitos vindos da Argentina, como os de Merino, Mohair, Amancay e Flamé de Algodón. É uma festa para os olhos, um fio mais lindo que o outro. Há lã pura, fio de algodão e alguns com mescla de padrões, como as lãs com seda e até pele na composição. Também há livros a venda, a maioria importados, com idéias bem criativas e que podem ser executadas com o apoio das professoras, todas experientes e amantes dos fios.

Foto: UOL

A loja oferece cursos nos mais variados horários e pode-se optar por aulas avulsas ou mensais.

Em minha última visita, eu comprei lã merino na cor mostarda, para combinar com algumas peças que criei e que depois compartilharei aqui.

Foto: Soraia Barbi

Foto: Soraia Barbi

Não resisti e acabei comprando mais dois novelos de uma lã feita no Brasil e ecologicamente correta, o que é sempre muito bem vindo. Estou decidindo o que fazer com elas.

Foto: Soraia Barbi

Foto: Soraia Barbi

Com a lã merino eu queria fazer uma pelerine e por coincidência, na última edição da revista Make, havia uma matéria sobre a loja e por conta disto, publicaram uma receita.

Os pontos utilizados foram meia e tricô, que deram origem a um ponto chamado canelado. A receita pedia 100 gramas desta lã, mas para mim não foram suficientes. Tive que comprar mais para finalizar o trabalho e no final creio que utilizei aproximadamente 150 gramas. A agulha foi a número 8, fazendo com que os pontos ficassem maiores.

Foto: Soraia Barbi

O modelo é bem simples e rápido de fazer com poucos aumentos ao longo do projeto. Para finalizar, fiz um broche parecido com uma estrela do mar, também em tricô. Vejam o resultado:

Pelerine Luz do Mar - Soraia Barbi

Como este modelo é mais ajustado ao corpo, levantar o braço fica um pouquinho dificil. Assim, o ideal é usá-la para uma ida ao cinema, ao teatro ou a um concerto, lugares em que não é preciso movimentar-se muito :)

No comments:

Post a Comment