01 January 2012

A PARISIENSE

Aproveitando estes últimos dias de final de ano, uma vez que a correria diminuiu momentaneamente, comecei a ler um livro chamado A Parisiense - O Guia de Estilo de Ines de la Fressange, escrito e ilustrado por ela em conjunto com Sophie Gachet, que é jornalista.

Ines de la Fressange é francesa, mas não de Paris, e sim de St. Tropez. Foi modelo exclusiva da Chanel, até romper o seu contrato, criar a sua própria marca e finalmente, tornar-se consultora de estilo para marcas como Roger Vivier e Jean Paul Gautier, aproveitando os seus contatos e tempo de experiência no mundo fashion.

Foto: Google

Este guia de estilo mostra justamente os seus aprendizados como modelo, bem como o seu gosto pessoal. É um livro leve e bem objetivo, com várias dicas de como se vestir, onde comprar, onde se hospedar, onde comer, tudo em Paris, logicamente.

Foto: Google

O guia tem um formato interessante, parece um caderno de anotações, com um design agradável, leve e permeado com as ilustrações da própria autora, bem simpáticas por sinal.


Ilustração: Ines de la Fressange

Ilustração: Ines de la Fressange

Sua filha Nine de 17 anos é a modelo na parte dedicada a mostrar como uma parisiense se veste.


Foto: Ines de la Fressange

No capítulo "Vista-se como uma parisiense" a autora usa basicamente o bom senso, optando pela segurança no uso e escolha de peças básicas, como um trench-coat (ou o famoso casaco de chuva), blazer, um sueter azul marinho, o vestido preto, jeans e uma jaqueta de couro. As camisetas também são um item essencial para a composição dos diversos looks, facilitando a combinação entre estas peças.

Os acessórios são parte importante da indumentária parisiense e uma roupa pode mudar totalmente com o uso de uma bolsa bonita ou um sapato exuberante, por exemplo. Isto sem falar nas bijouterias ou joias que dão um toque de criatividade e cor a qualquer produção. Assim, o segredo é investir neles.

Ines dá dicas de onde comprar em Paris, discorrendo sobre o estilo das lojas que ela selecionou para esta edição e destacando o que de melhor / mais interessante há em cada delas.

Gostei das dicas on-line, hoje fundamentais, visto que o comércio eletrônico cresce a ritmo exponencial.  Neste sentido, ela demonstra ser muito prática e atualizada, ajudando o leitor que quer ter uma idéia do que as francesas estão usando e onde estão comprando.

Para quem nunca foi a Paris e não teve a oportunidade de ver as "famosas francesas", não estou certa que este guia ajude muito, mas é um ponto de partida. Talvez se a autora tivesse tirado algumas fotos de  parisienses em seu dia a dia, o leitor pudesse ter uma idéia mais precisa do seu estilo característico. Existem vários blogs que mostram fotos do "street wear", porém a maioria se resume a registrar imagens das pessoas que vão aos fashion weeks, portanto, um estilo totalmente à parte.

Eu estive lá em 2009 e realmente achei as francesas muito charmosas. São graciosas, em geral magras, com tons de pele lindos, assim como os cabelos. Elas têm um jeito sério, parecendo sempre super atarefadas. Acho que esta maneira de ser, com um certo ar "blasé", é que lhes confere um "quê" especial.

Foto: Google

Foto: Kamel Lahmadi

Foto: Kamel Lahmadi

Vi também senhoras, super chics e modernas. Aliás, onde mais se poderia ver uma senhora usando saia evasé escura com uma bela anágua de tule? E sabem de uma coisa: Ficou lindo!!! Pena que não tirei uma foto para mostrar aqui, mas encontrei uma foto de uma senhora com um estilo similar.

Foto: Kamel Lahmadi

Aliás, Ines comenta que, para parecer mais jovem, a idéia não é usar a roupa de uma garota de 20 anos e sim, uma roupa que lhe caia bem e que ao mesmo tempo tenha um ar contemporâneo.

Um item bastante comum entre as francesas são os foulards (lenços) e echarpes. Em suas produções estas peças são fundamentais e realmente são um belo complemento a qualquer roupa.

Foto: Kamel Lahmadi


Foto: Kamel Lahmadi

Recomendo o livro, há várias dicas boas, a leitura é rápida e bem agradável, ideal para uma tarde chuvosa :)

No comments:

Post a Comment