14 August 2011

RONALDO FRAGA

No dia 02 deste mês fui a uma palestra promovida pelo SENAC cujo tema era "Como Atuar de Forma Criativa na Construção de Produtos de Moda" com Ronaldo Fraga.

Neste post vou compartilhar com vocês alguns pontos que me chamaram mais a atenção 

Para começar, quem é Ronaldo Fraga? Em seu blog http://ronaldofraga.com/blog ele mesmo se define:

"Ronaldo Fraga, nascido em Belo Horizonte quarenta e uns anos atrás, tornou-se estilista no susto. Nunca desejou sua carreira, não teve mãe costureira ou irmãs provando vestidos em casa e nunca brincou de boneca. Começou pelo simples fato de saber desenhar. Trezentos anos depois, continua ilustrando personagens para suas estórias: o que muitos chamam de moda".

Foto: Vogue Brasil

Segundo suas palavras, ele começou a transitar por este mundo da moda em meados dos anos 80 e por acaso. Depois de fazer vários cursos, surgiu um de desenho de moda no SENAC com duração de 2 meses, que ele não perdeu a oportunidade de fazer, ainda mais que era de graça. Tirou a nota máxima segundo ele, porque já sabia desenhar e justamente por isto, foi contratado por uma loja de tecidos para que desenhasse roupas para as suas clientes.

Croqui: Ronaldo Fraga
Croqui: Ronaldo Fraga

Como não tinha nenhuma experiência prévia no assunto, buscava inspiração andando pelas ruas, observando as pessoas e a partir daí construía o design das roupas ao estilo "Frankstein". Via um bolso que gostava, uma gola interessante e daí pensava na roupa juntando todas as referências que havia colhido.

Para ele esta experiência foi essencial, pois este contato com as pessoas e com os tecidos foram marcantes e fundamentais para a sua formação.

Segundo Ronaldo Fraga, a pesquisa sempre deve vir de algo relacionado ao homem comum. A referência cultural é o que faz a diferença, tem que existir, é o que difere a moda da roupa. A moda tem que se pronunciar em relação às mudanças do país e apropriar-se de nossa história e cultura.

O momento da pesquisa é a parte mais excitante do processo, pois se pode pesquisar qualquer coisa, não há limites. Neste sentido, ter paixão pelo objeto da pesquisa (tema) faz toda a diferença no momento da criação de uma coleção.  Foi assim com a coleção inspirada em Pina Bausch, Athos Bulcão, Noel Rosa, dentre outros.


Coleção Pina:
Foto: Editora Abril


Coleção Athos Bulcão:

Foto: Editora Abril

Outro aspecto interessante que foi mencionada pelo estilista é que ele procura fazer uma moda democrática, não quer excluir ninguém. Por isso, pensa na modelagem para todas as faixas etárias, incluindo o público mais velho, que inclusive, é mais fiel.

Foto: Lilian Pacce

Foto: Editora Abril

Finalmente, para quem trabalha com moda, segundo sua experiência pessoal, a parte de vendas não é o problema, mas a de produção, que de fato, é o gargalo para a grande maioria das confecções, sejam grandes ou pequenas.

A falta de profissionais para apoiar a produção é o grande dilema. O que há é um número alto de jovens saindo das faculdades de moda, desejando trabalhar em cidades com maior expressão, como São Paulo e Rio de Janeiro que já estão saturadas. Sem contar que a maior parte quer ser estilista, não querem se envolver diretamente com a produção, nem mesmo com a parte de modelagem, essencial para a construção da roupa e para materializar o desenho e a idéia do estilista.

Enquanto  o número de pessoas interessadas nas faculdades só aumenta, a procura por cursos técnicos ligados ao setor de moda não acompanham a demanda do mercado.

Esta é uma boa dica para quem está pensando em entrar no setor!

Para concluir este post, deixo algumas imagens da última coleção de Ronaldo Fraga apresentada no São Paulo Fashion Week, que estava linda, alegre e que resumiu tudo o que ele falou nesta palestra!

Foto: Ronaldo Fraga

Foto: Ronaldo Fraga

Foto: Ronaldo Fraga

Foto: Ronaldo Fraga

Foto: Ronaldo Fraga

Foto: Ronaldo Fraga

Registro a minha admiração pelo seu trabalho Ronaldo Fraga, você é um talento nato, que valoriza o Brasil e nos enche de orgulho! Eu sou sua fã e foi um grande prazer conhecê-lo pessoalmente!


1 comment:

  1. Soraia, excelente a sua cobertura do evento! Vc escreve tao solto, eh muito agradavel ler os seus posts aqui. Vejo que o seu talento nao eh so para moda mais para jornalismo tambem! A cobertura jornalistica do evento ficou otima! Como sabe bem, nao entendo nada destas complexidades da moda, mas gosto de ler o que escreve. Aprendo com voce tambem! ( A anonima aqui eh a sua irma Mone).

    ReplyDelete